Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Era uma vez...

12.11.14

Once_Upon_aTime_promo_image.jpg

A única série que eu sigo com regularidade é Era Uma Vez. Sim, podem chamar-me fatela à vontade, mas é a verdade. E gosto por vários motivos. Primeiro, pelo conceito de uma série que pais e filhos possam e queiram ver juntos. Depois, pela forma brilhante como os criadores pegam nas histórias que todos conhecemos e as tornam numa só, com novos contornos, mas os mesmos conteúdos. Claro, também por esses conteúdos, que são todos os valores imbuídos nos contos de fadas - que o que realmente importa não está à vista dos olhos, que há sempre esperança e vale sempre apena acreditar, que existem finais felizes. Por último, porque todos nós crescemos a ouvir contos de fadas e, de alguma forma, eles ficam connosco. É por isso que os contamos aos nossos filhos e, no fundo, vamos acreditanto. Não que uma fada nos vai dar sapatos de cristal ou que um espelho nos devolve uma resposta, mas que a vida pode mudar para melhor de um dia para o outro. É por isso que jogamos no Totoloto ou no Euromilhões. Porque queremos e acreditamos em finais felizes.

 

Mas este texto fugiu um pouco do seu propósito: um dos atores da série. Robert Carlyle interpreta quatro personagens numa só: Mr. Gold, a sua personagem do mundo real; o Monstro, d'A Bela e o Monstro; o Crocodilo, do Peter Pan; e Rumpelstiltskin, do conto homónimo. É estupendo! Todas aquelas personagens, o que representam e o que exigem, os maneirismos e a dicção, executados na perfeição. A verdade é que todo o elenco foi escolhido a dedo - a semelhança com as personagens é sempre abismal, mesmo as participações especiais - mas Robert Carlyle puxa dos galões. Não lhe tem valido prémios (não esse tipo de série), nem outros papeis, mas espero que isso mude. Desde que não abandone a pele do sinistro, irónico e controverso Rumpelstiltskin, obviamente.

once-upon-a-time-nycc.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:10


2 comentários

Imagem de perfil

De Magda L Pais a 12.11.2014 às 10:40

olha, uma fã desta série como eu :D Adoro, adoro, adoro. Misturam as histórias todas, trazem novas formas de contar a mesma história, juntam personagens improvaveis. lá em casa seguimos a série religiosamente.

Imagem de perfil

De Mar Português a 13.11.2014 às 00:15

Aqui em casa sou só eu, mas estou na expetativa de converter umas quantas almas.

Comentar post



Joana

foto do autor


Neste mar

Sobre tudo e sobre nada. História e política. Brincadeiras e aventuras. Literatura e cinema. Trivialidades e assuntos sérios. Arte e lusofonia. Dia-a-dia e intemporalidade. E, claro, um blogue com sotaque do norte.

Facebook


Instagram