Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ora bem, ninguém me perguntou nada assim em específico, mas, como eu não posso ver nada, vou dizer tudo na mesma. Aqui ficam as minhas escolhas para 2014, seguindo as mesmas categorias que o Sapo propôs a vários blogueres para nomearem.

 

O melhor livro que eu li em 2014 é, por acaso, o último. Chama-se Americanah, de Chimamanda Ngozi Adiche e já o tinha mencionado por aqui um par de vezes. Apesar de estar no meu top de 2014, foi considerado um dos dez melhores livros de 2013 pelo New York Times.

9789722052801.jpg

Ifemelu e Obinze são dois namorados de liceu, que se separam quando ela vai estudar para os Estados Unidos. Lá, Ifemelu percebe que o racismo existe em variadíssimas formas e que a tão ansiada América não estende o tapete vermelho com tanta facilidade e, muito menos, a todas as pessoas. Apesar de manterem a sua relação, Ifemelu e Obinze acabam por se separar, não pela distância física, mas sim pela distância dos mundos em que agora vivem. Treze anos depois, inexplicavelmente, Ifemelu decide voltar para a Nigéria à procura daquilo que a América lhe tirou: as suas raízes. Mas tudo mudou, desde o país em que cresceu a Obinze, que agora é um empresário de sucesso, casou e tem uma filha. Em analepses e prolepses, assistimos ao desenrolar da história de Obinze e Ifemelu, mas também ficamos a conhecer a Nigéria dos últimos vinte anos, a sua instabilidade e evolução, e os Estados Unidos da última década de um ponto de vista muito pouco abordado na atualidade: o dos negros não americanos.

 

Cativante, bem escrito, inteligente, crítico, mordaz, inconvencional, envolvente e com protagonistas fortes e imperfeitos (ou talvez devesse dizer humanos), Americanah é uma leitura fulminante, intensa, com descobertas, reviravoltas e desilusões a cada página e, sim, como é natural nos romances, com o leitor a torcer pelos protagonistas no final.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:38


2 comentários

Imagem de perfil

De Magda L Pais a 18.12.2014 às 13:45

parece-me livro a descobrir.
Imagem de perfil

De Mar Português a 23.12.2014 às 01:37

Lê mesmo. Acho um pouco caro, mas vais gostar de certeza.

Comentar post



Joana

foto do autor


Neste mar

Sobre tudo e sobre nada. História e política. Brincadeiras e aventuras. Literatura e cinema. Trivialidades e assuntos sérios. Arte e lusofonia. Dia-a-dia e intemporalidade. E, claro, um blogue com sotaque do norte.

Facebook


Instagram