Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os meus livros

08.10.14

E eis que chego ao derradeiro desafio, que me foi colocado pela Framboesa. Este foi o mais difícil! Pensei na qualidade da escrita, nos temas e nas ideias, mas depois decidi ser mais intuitiva e acabei com uma lista algo estranha, onde talvez falte um Hemingway ou um García Márquez, mas que para mim faz sentido. São livros que de alguma forma me marcaram e que recomendo frequentemente. No fim, constatei com alegria que os autores são na maioria portugueses. A ordem é alfabética e o porquê da minha escolha sucintamente descrita. Embora eu pudesse fazer correr rios de tinta sobre esta minha pequena biblioteca, que me traz lembranças e me faz sonhar.

A Filha do Capitão, José Rodrigues dos Santos - história e literatura, dois dos meus amores, perfeitamente combinadas num romance sobre uma época tabu da História de Portugal;

 

A Lua de Joana, Maria Tereza Maia Gonzalez. Era uma Joana e tinha uma avó Ju, mas o seu mundo era tão distante do meu. Precisei de três leituras para aceitar o final.

 

Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago. Que posso dizer? É claramente o livro de um génio. A pior cegueira é a que está na alma e no coração.

 

Memorial do Convento, José Saramago. O 'meu' livro. Não cabe numa descrição sucinta. É a obra prima de um mestre. 

 

Mensagem, Fernando Pessoa. Precisaria de um post inteiro para explicar este, mas vou só dizer que não há poesia sem Pessoa e que a derradeira mensagem é que ainda pode haver muito Portugal.

 

O Mundo em que Vivi, Ilse Losa. O primeiro que me fez pensar que livros são uma coisa muito a sério.

 

O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry. O livro das coisas importantes que toda a gente devia ler. Em qualquer idade.

 

Orgulho e Preconceito, Jane Austen. O grande clássico, tão percurssor no que toca à forma como se constroem as relações humanas e como não pode existir amor na presença dos ditos do título. E, claro, Elizabeth, a personagem perfeita.

 

Os Maias, Eça de Queirós, Li pela primeira vez quando a escola a isso me obrigou. Gosto de outros livros do autor, mas foi com Os Maias que realmenteme me apaixonei por literatura e que a entendi como uma ferramenta para mudar o mundo.

 

Se Isto é um Homem, Primo Levi. Foi-me emprestado por um professor como leitura extra para a matéria da II Guerra Mundial e revelou-se excruciante. Na primeira pessoa e numa dor em que se sentem os horrores que o mundo não pode esquecer.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:54


19 comentários

Imagem de perfil

De Sofia Margarida a 08.10.2014 às 12:12

Gostei :) Tens ai livros que eu tenho curiosidade de ler...
Imagem de perfil

De Sofia Margarida a 09.10.2014 às 09:22

A Lua de Joana, gostava de conseguir ler uns livrinhos (sem ser obrigação escolar) do génio José Saramago, Principezinho... acho que assim bem visto, acho que queria ler todos :D
Imagem de perfil

De Mar Português a 09.10.2014 às 20:40

Tens muito por onde ler, nesse caso :D
Imagem de perfil

De Sofia Margarida a 10.10.2014 às 09:26

É verdade :P
Imagem de perfil

De Xana Ribeiro a 08.10.2014 às 12:41

Tens muito bom gosto no que toca a Livros... muitos dos que indicas-te acima também já Li
Imagem de perfil

De Mar Português a 08.10.2014 às 21:22

Obrigada :) Nesse caso, somos duas com bom gosto!
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 08.10.2014 às 14:36

estão ai alguns livros que tambem gostei bastante. E outros que gostava de, um dia, ler. Boa escolha, sim senhor!
Imagem de perfil

De Sara a 08.10.2014 às 18:09

Bela lista :) Ainda ontem estive a folhear o Orgulho, já não me lembrava bem da história, pessoalmente prefiro a Emma...O que me ri com aquilo. Tenho ali mais três dela em lista de espera...Estou a ver que não fui a única a ficar chocada com o final da Lua, para a altura aquilo era forte...
Imagem de perfil

De Mar Português a 08.10.2014 às 21:25

Nunca li Emma. De Austen, para além de Orgulho e Preconceito, li Sensibilidade e Bom Senso. Quanto à Lua de Joana, sim, era forte. Ainda é!
Imagem de perfil

De Sara a 09.10.2014 às 01:15

Eu li o Orgulho, a Emma e a abadia de abadia de Northanger...Todos hilariantes. Por acaso tenho aqui a sensibilidade por ler, mas está em inglês e dá-me preguiça de começar. Adoro o olhar crítico dela...


Imagem de perfil

De Mar Português a 09.10.2014 às 15:16

Sim, também gosto :) E também sou fã de ler os originais :)
Imagem de perfil

De Just_Smile a 08.10.2014 às 20:03

Boa qualidade de leitura :)
Sem imagem de perfil

De Joana a 08.10.2014 às 21:30

Que coincidência! Também li esses livros e também gostei muito de os ler. Excepto o do José Rodrigues dos Santos. Não li esse.
Li alguns do Gabriel García Marquez, de quem sou leitora fervorosa, e outros do Mario Vargas Llosa (muito bom, este autor!), bem como de Júlio Cortazar, entre outros... Também podia fazer correr rios de tinta sobre os livros que li! Gosto tanto de ler! :-)
Imagem de perfil

De Mar Português a 08.10.2014 às 23:34

Também gosto muito de García Márquez, mas pronto, alguém tinha que ficar de fora :)
Imagem de perfil

De Maria João Costa a 08.10.2014 às 23:47

Sem dúvida, grande selecção de livros e autores! A Filha do capitão, tenho-o na estante para ler!
Imagem de perfil

De Mar Português a 09.10.2014 às 15:17

De certeza que vais gostar :)

Comentar post




Neste mar

Sobre tudo e sobre nada. História e política. Brincadeiras e aventuras. Literatura e cinema. Trivialidades e assuntos sérios. Arte e lusofonia. Dia-a-dia e intemporalidade. E, claro, um blogue com sotaque do norte.

Facebook


Instagram