Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Agora sim, é o final. E se deixei para o fim, foi de propósito. Este é o meu sítio preferido. Se eu morasse em Barcelona, imagino-me regularmente na esplanada desta pequena praça, provavelmente a escrever, ou até mesmo sentada no chão, à sombrinha, com um dos sumos de La Boqueria, a rabiscar num dos meus cadernos. Sim, gosto da praia, ou da praça da Catedral e das ruelas de El Born, mas este seria o meu lugar. E sim, sem surpresas, por causa do mural. Imagino que antes fosse uma praça como outra qualquer, mas claro que isto muda tudo. A obra é recente - tão recente que o nosso guia da Free Tour não sabia sequer da existência - e é na pequena praça d’Isidre Nonell, muito tranquila e muito perto da Catedral, que encontramos El món neix en cada besada - O mundo nasce a cada beijo. À primeira vista é isso mesmo, um beijo, mas ao perto percebe-se que é composto por pequenos azulejos com fotografias distintas. São os contributos de fotos pessoais de cidadãos que as enviaram em resposta à pergunta "o que é para ti viver livre?". O P3 dá muito mais detalhes e a obra pode ser vista on-line e ampliada a cada foto que a compõe. Mas, claro, nada como estar lá.

 

Podia escrever tanto sobre isto. Como dei voltas e voltas, fiz perguntas e perguntas, até conseguir o encontrar. Como vou criar uma tag (estórias) inspirada neste local. Como me faz estremecer ao pensar no seu significado - a liberdade - que realmente está num simples beijo. Não sou artista. A minha assinatura nunca estará num mural como este. Ainda assim, penso na arte que mais adoro e me fascina - a escrita. Recordo Queirós com Os Maias, Charlotte Bronte com Jane Eyre ou Pessoa com a sua Mensagem. E tenho para mim que, para Joan Fontcuberta, isto pode ser a obra de uma vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao ver estas pequenas fotos - famílias, casais, crianças, multidões, momentos - penso na minha resposta à pergunta que está na base desta obra. Para mim é fácil. Escrever. Escrever muito, sempre e o que eu quiser. 

publicado às 12:16


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Joana

foto do autor


Neste mar

Sobre tudo e sobre nada. História e política. Brincadeiras e aventuras. Literatura e cinema. Trivialidades e assuntos sérios. Arte e lusofonia. Dia-a-dia e intemporalidade. E, claro, um blogue com sotaque do norte.