Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Aqui, na minha cidade, há um Museu que honra e eterniza um dos tesouros do património local – a fogaça. Só que este não é um Museu qualquer.

 

Quem lá vai, sente os cheiros, as músicas, as conversas, os livros, os sabores. A Paula e o Moisés, que nos receberam com tanta cortesia e que nos deram total (e privilegiado) acesso, vivem e respiram a sua criação – a primeira fogaçaria de Santa Maria da Feira. O termo é original e único, ainda que existam muitas casas a fazer fogaça na cidade. E, claro, tal como o nome, tudo aqui tem uma história, foi sentido e pensado. Está vivo.

 

O espaço é um só mas divide-se em três espaços únicos: a sala de leitura, que convida e incentiva com os seus livros e sofás, o pátio das cantigas, emoldurado por um palco com piano e gramofone, e o cantinho das degustações, com um balcão a fazer lembrar as mercearias de antigamente. E, se os livros servem para ler e os doces para saborear, o palco ilumina-se para alguns espetáculos. Nas paredes, que também não têm descanso, há exposições temporárias de fotografia, escultura, desenho ou pintura.

 

Ao falar com os proprietários, é impossível não sentir o entusiasmo e o carinho que têm pelo seu projeto. Quando pedi para, sucintamente, definirem o Museu, ouvi uma resposta franca e inusitada. “É uma porta aberta. Aqueles são os nossos livros, as músicas que passam são os nossos cds. É uma porta aberta para a sala da nossa casa.”

IMG_5723.JPG

 O cantinho das degustações.

IMG_5728.JPG

A sala de leitura. 

IMG_5733.JPG

 O pátio das cantigas.

IMG_5775.JPG

IMG_5739.JPG

 A tradicional fogaça, que dá nome ao espaço, aqui em cerâmica.

IMG_5742.JPG

IMG_5749.JPG

 Chamoa, o licor oficial da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.

IMG_5756.JPG

IMG_5761.JPG

IMG_5763.JPG

IMG_5765.JPG

IMG_5769.JPG

IMG_5896.JPG

IMG_5936.JPG

IMG_5939.JPG

Mais sobre esta casa incrível no site oficial e aqui, no blogue, nos próximos dias.

publicado às 10:02


16 comentários

Imagem de perfil

De Mar Português a 16.12.2014 às 00:53

Já provaste? O licor é recente, mas também gosto bastante.

Comentar post



Joana

foto do autor


Neste mar

Sobre tudo e sobre nada. História e política. Brincadeiras e aventuras. Literatura e cinema. Trivialidades e assuntos sérios. Arte e lusofonia. Dia-a-dia e intemporalidade. E, claro, um blogue com sotaque do norte.