Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Princesas reais

04.11.14

Quando era miúda, devorava filmes da Disney. Recordo-me de choramingar no final da Pequena Sereia e de não querer ver sozinha os segundos da Bela Adormecida em que a Malévola aparecia na lareira. A Cinderela era a minha favorita. Os tempos mudaram e as princesas da Disney também. Apesar daquelas continuarem a ser as princesas da minha infância, reconheço que as de agora fazem mais sentido. São mais fortes, independentes e não precisam cá de príncipes sempre a tirá-las de apuros. A única característica que se mantem é o aspeto físico. São todas magras, magrinhas, magríssimas. Tal como a Barbie, desproporcionais e impossíveis. Pois bem, Loryn Brantz, do BuzzFeed, resolveu o problema e trouxe as princesas Disney para o mundo real. Bem sei que a maioria das meninas que veem os filmes (tal como eu, em tempos idos) não estão propriamente a medir-lhes a cintura, mas conceitos de magreza começam assim, a construir-se nas nossas cabeças bem antes de tomarmos consciência deles. Pontanto, vamos lá, malta da Disney, as Princesas reais e normais são igualmente bonitas e fazem muito mais sentido.

Picture1.jpg

Picture2.jpg

Picture3.jpg

Picture4.jpg

Picture5.jpg

Picture6.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:44


13 comentários

Imagem de perfil

De Sara a 05.11.2014 às 00:15

Confesso que a única princessa de que gosto mesmo é da Mulan, as restantes são para lá de insonsas. Magrinhas, a acordar com o cabelo sempre no sítio, comportamento perfeito...Felizmente mudam-se os tempos.
Imagem de perfil

De Mar Português a 12.11.2014 às 03:51

Não consigo olhar para elas assim, mas a verdade é que recentemente tem melhorado bastante.
Imagem de perfil

De Sara a 12.11.2014 às 13:09

Eu tento olhar para elas com um certo sentido crítico, ou seja, o que é que uma rapariga de hoje aprende ao ver a estória de uma princesa que se pica, adormece e depois acorda para ser feliz para sempre?

Imagem de perfil

De Mar Português a 13.11.2014 às 00:23

Uma rapariga não sei, mas uma menina aprende a acreditar no amor verdadeiro e no seu valor, a ter esperança e a lutar até ao final e que existem finais felizes :) gosto dessas lições.
Imagem de perfil

De Sara a 13.11.2014 às 00:55

Mas ai é que está: elas não lutam por coisa nenhuma. Sofrem um destino cruel mas depois como são muito boazinhas o tal destino tem piedade delas. Não lutam, nem contestam nada - uma só dorme, outra está sentada numa torre...Se vires o Brave, por exemplo, vês a diferença. Como era expectável numa mulher daquela época, elas são quase totalmente passivas. Essa concepção de amor tb está cheia de erros: aparece o príncipe (porque tem que haver sempre um...) e pronto vamos já a correr para o altar...O amor verdadeiro, partindo do principio que existe, não tem que nada que ver com isso. Há muita coisa nesses filmes que está para lá de ultrapassada, o que não quer dizer que eu não goste, pelo contrário...É apenas a minha maneira de ver. É mais doce que eu :)
(rapariga ou menina não vai dar ao mesmo?)
Imagem de perfil

De Mar Português a 19.11.2014 às 04:38

Quando digo "menina" estava a referir-me à idade. Eu sei disso,que esses filmes tem conceções atrasadas. Já vi a Brave ou a Princesa e o Sapo e concordo, são muito melhores. Mas também continuo a gostar dos antigos e, talvez em mensagens mais básicas ou escondidas, passam alguma coisa. A Ariel, da Pequena Sereia, luta pelo seu final feliz e aprende a fazer escolhas e a lidar as consequência, por exemplo. E infelizmente, como queria mostrar com este texto, mesmo nos filmes mais recentes (dos quais eu gosto, mas que não são os da minha infância, é só isso) ainda há aspetos a melhorar.
Imagem de perfil

De Sara a 19.11.2014 às 15:32

Sim claro, eu tb gosto dessas pérolas da Disney...Só acho que é preciso filtrar aquilo que já não se adequa aos dias de hoje. O que tem de mudar são mesmo as mentalidades: quando saio o brave as pessoas ficaram chocadíssimas por ela se recusar a casar. O meu favorito era o Rei Leão, ainda sei partes de cor...
Imagem de perfil

De Sofia Margarida a 05.11.2014 às 09:15

Também sou uma fã das princesas da Disney, mas gostei da versão realista que lhes deram :D Ficaram muito bonitas
Imagem de perfil

De Mar Português a 12.11.2014 às 03:47

Também gosto mais destas :)
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 05.11.2014 às 09:24

também gosto mais das novas princesas, com corpos mais reais. E acima de tudo, adoro a Brave, porque, tal como nós, até acorda despenteada :D
Imagem de perfil

De Mar Português a 12.11.2014 às 03:49

Verdade! As princesas estão a ficar cada vez mais reais e a Brave é prova disso.
Imagem de perfil

De Maria das Palavras a 05.11.2014 às 11:43

Para mim a favorita era a Bela <3 A viciada em leitura que nos ensinou o sonho irrealista de transformar monstros em príncipes :D
Imagem de perfil

De Mar Português a 12.11.2014 às 03:50

Para mim é a Cinderela. A derrotada pela vida que nos mostra que vale sempre sonhar :)

Comentar post



Joana

foto do autor


Neste mar

Sobre tudo e sobre nada. História e política. Brincadeiras e aventuras. Literatura e cinema. Trivialidades e assuntos sérios. Arte e lusofonia. Dia-a-dia e intemporalidade. E, claro, um blogue com sotaque do norte.

Facebook